Investigações realizadas no âmbito da CMC vêm contrariar as opiniões de que esta comunicação é de todo inferior à comunicação face-a-face. A CMC pode em alguns aspectos ser mais favorável que a presencial, nomeadamente na criação de comunidades dinâmicas de aprendizagem, com altas taxas de sucesso nas relações sociais mediatizadas entre os aprendentes. Em contexto educativo, os estudos sobre “comportamentos de proximidade”, são importantes para aqueles que lidam com a comunicação mediatizada.
“Proximidade” reporta-se a comportamentos que atenuam a distância física e psicologia dos sujeitos, englobando os “comportamentos não verbais de proximidade” e “comportamentos verbais de proximidade” que se traduz numa linguagem de afiliação, e de acordo com O’Sullivan, Hunt &Lippert (2004), uma noção mais abrangente de proximidade, redunda no conceito de “Proximidade Mediada”.
Estes comportamentos têm sido objecto de estudo, em que Bickmore & Picard (2005) identificam um número de comportamentos que contribuem para a redução da distância psicológica e social, também O’Sullivan et al. (2004) apresentam duas macro categorias de comportamentos de “proximidade mediada”.
Num outro estudo realizado, Nardi (2005) caracterizou os comportamentos a que chamou de “Conexão”, identificou três tipos como a afinidade, empenhamento e atenção. Esta tipologia, reflecte a ideia de que os sujeitos procuram activamente caminhos de ligação social, que ultrapassam a simples leitura de pistas sociais impressas nos media.
Comentário: Pelo que me é possível apreender, as pesquisas efectuadas no domínio da educação, revelam que os comportamentos de proximidade mediatizados são altamente positivos, ao nível da qualidade da relação entre estudantes/estudantes e estudantes/professores, ao nível dos afectos, da motivação e ao nível pedagógico, contrariamente ao que se suponha.
Bibliografia:
António Quintas-Mendes, Lina M. & Lúcia A. (2010) - Comunicação Mediatizada por Computador e Educação Online: A Distância da Proximidade In: Marco Silva; Lucila P. & Antº Z.- Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas, Editora WAC, Rio de Janeiro, Brasil
António Quintas-Mendes, Lina M. & Lúcia A. (2010) - Comunicação Mediatizada por Computador e Educação Online: A Distância da Proximidade In: Marco Silva; Lucila P. & Antº Z.- Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas, Editora WAC, Rio de Janeiro, Brasil
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